quarta-feira, 21 de abril de 2010

Maverick nas Pistas



Em maio de 1973, Antônio Carlos Avallone participou da "25 Horas de Interlagos", apenas para automóvies nacionais. Quase não havia preparação, até os pneus tinham de ser os mesmos usados nas ruas. Havia os mais variados modelos do mercado, Fusca, Passat, Opala, Maverick, Charger R/T entre outros.

Era um sábado, 25 de agosto de 1973, as 15h30. Entre eles um modelo lançado a dois meses, o Ford Maverick. Um deles estava inscrito pelo representante oficial da Ford Brasil em competições, Luiz Antonio Greco, tripulado pelos irmãos paulistas Bird e Nilson Clemente e Clóvis Moraes. O Maverick, nao conseguia andar mais do que uma hora e 25 minutos com um tanque, enquanto o Opala andava cerca de 2 horas com um tanque.

Faltando uma hora e meia para terminar, o Opala estava liderando, quando o pneu dianteiro dechapou, e teve que parar para trocar. Enquanto isso o Ford Maverick assumiu a ponta e não perdeu mais.


Torneio "Corrida de Campeões"
Dois anos depois, a Ford organizou um torneio, como maneira de promover o Maverick quatro-cilindros. Carros originais, sem nenhum tipo de preparação correram, em duas etapas, uma em São Paulo, outra em Brasília.

José Carlos Pace, o "Moco" venceu o torneio, piloto brasileiro de Fórmula 1 que viria a falecer num acidente quase dois a nos depois.

Nenhum comentário: